Para contribuir com esse blog, enviar notícias de sua diocese e sugestões entre em contato através do e-mail: pastoraldaaidsnorte1@gmail.com

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Vigília pelos mortos de Aids 2016: “Envolver, informar e empoderar”

No terceiro domingo deste mês dia 15/05, a Pastoral da Aids do Regional Norte I, promove a ‘Vigília Internacional Pelos Mortos de Aids’. A Vigília acontecerá na Cadetral de Nossa Senhora da Conceição, Matriz - Centro de Manaus.
 Com a proposta ‘Unidos contra a Aids: envolver, informar e empoderar’ a atividade de caráter internacional realiza ações em memória das pessoas que morreram com a síndrome.
“Em 2016, a Vigília pretende: Envolver as pessoas, comunidades, governos e doadores para acabar com a epidemia. Informar as gerações atuais sobre HIV, tratamento, prevenção, cuidado e como isso afeta nossas vidas. Empoderar as pessoas que vivem com o HIV para defender seu direito de viver sem estigma e discriminação”, assim descreve a Pastoral a ação deste ano.
A Vigília é uma iniciativa da Rede Mundial de Pessoas que Vivem com o HIV, uma das maiores e mais antigas campanhas de mobilização popular para promover a sensibilização sobre o HIV no mundo. Começou no ano de 1983 e é celebrada sempre no terceiro domingo de maio sob a liderança de organizações comunitárias, sanitárias e religiosas de 115 países.
Em três décadas de lutas houve avanços e conquistas pela erradicação do HIV/AIDS. Tendo em conta que milhões de pessoas vivem atualmente com o vírus, a Vigília é uma intervenção importante para promover a solidariedade mundial, reduzir o estigma e a discriminação e dar esperança às novas gerações. Mas, o estigma, a discriminação e o preconceito ainda estão presentes e vitimizando pessoas que vivem com vírus. Devido a isso os diagnósticos continuam sendo tardios e as pessoas que vivem com o vírus não acessam os serviços de saúde para o próprio tratamento.

Texto de Eduardo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário