Para contribuir com esse blog, enviar notícias de sua diocese e sugestões entre em contato através do e-mail: pastoraldaaidsnorte1@gmail.com

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Pré Assembleia Pastoral da Aids Regional Norte I

Agentes da Pastoral da Aids do Regional Norte I
A Pastoral da Aids do Regional Norte 1, esteve realizando nos dias 01,02 e 03 de Julho de 2016 sua Pré Assembleia, contando com a presença do Assessor Nacional da Pastoral da Aids, Frei Luiz Carlos Lunardi e a participação de 24 agentes pastorais  da Diocese de Boa Vista- Roraima; Prelazia de Tefé, Diocese de São Gabriel da Cachoeira e Arquidiocese de Manaus/Presidente Figueiredo – AM..
Com objetivo e fazer uma balanço geral, observando as ações realizadas pelo Regional, o(a)s agentes apresentaram as ações realizadas, metas alcançadas e expuseram os  desafios no panorama geral do HIV, ocorridas na  região. Com o fechamento do triênio das ações da Pastoral da Aids de 2014 à 2016, os agentes já começam a se planejar para o próximo triênio que irá de 2016 à 2019.
Os dias de trabalho da Pré Assembleia, foram divididos entre a apresentação das ações realizadas por cada diocese, momentos de espiritualidade, que contou com presença de Dom Mario Antônio da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, amostragem da atual conjuntura de Aids no Brasil, por Frei Lunardi, os avanços para o fim da epidemia e dinâmica dos grupos o qual se organizou em 4 grupos para  refletir sobre o texto “Uma Igreja em saída... Para que a vida prevaleça!”, a partir da perspectiva sobre o convite que o Papa Francisco faz a Igreja no mundo, pedindo que deixemos nossa zona de conforto e busquemos acolher e ajudar de fato, nossos irmãos marginalizados diretamente onde vivem.
Além do momento de estudos e trabalhos, os agentes da pastoral também tiveram um momento de descontração, participando do arraial promovido pela CRB (Conferência dos Religioso/as do Brasil)  realizado na Inspetoria Laura Vicuña.
Referente à avaliação das ações realizadas na caminhada do Regional Norte 1, o desempenho das atividades no regional contou com apreciação de nota 8,5. Pois ainda tem muitos desafios a percorrer, melhoria nas ações a ser realizadas e buscar estar  presentes em todos os lugares de nossa região, tanto no Amazonas quanto Roraima. As dificuldades geográficas e econômicas impossibilitam que os agentes da pastoral da Aids cheguem para realizar ações de prevenção  em boa patê do território regional. No momento conclusivo da Pré Assembleia foi eleito os agentes, representantes da Dioceses presente, que irão participar da Assembleia Nacional da Pastoral da Aids, que acontecerá em Outubro deste ano, na cidade de Porto Alegre/RS. 
Com aprovação dos agentes presente, continua na Coordenação Regional Norte 1, Irmã Maria Irene Tondin, que teve seu trabalho reconhecido com grande importância pelos agentes de forma unanime.

Texto Edição por Eduardo Soares e Ir. Irene Tondin
Fotos Dulci Silva e Eduardo Soares

Outras fotos da Pré Assembleia







































Nenhum comentário:

Postar um comentário