Para contribuir com esse blog, enviar notícias de sua diocese e sugestões entre em contato através do e-mail: pastoraldaaidsnorte1@gmail.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Campanha de Combate a Sífilis

A Pastoral da Aids em Parceria com o Fórum OngAids e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, esteve participando na última semana da Campanha de Combate à Sífilis.  De acordo com a programação, ao longo semana foram oferecidos testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde, facilitando o acesso da população ao exame. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan, do Ministério da Saúde, mostram que, em 2015 em Manaus, foram registrados 283 novos casos de sífilis congênita e 816 de sífilis em gestantes. Este ano, até o mês de agosto, já foram notificados 303 novos casos de sífilis congênita.
O teste rápido para diagnóstico da sífilis está implantado e disponível em 100 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. Ele é prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem necessidade de utilizar uma estrutura laboratorial. Em 2016 a campanha contará com a participação de 140 Unidades Básicas de Saúde e envolverá mais de 1.200 servidores públicos. Para atender a população ribeirinha de 12 comunidades, a campanha foi antecipada e teve início com a saída da Unidade Fluvial ao Rio Amazonas. Especialistas e servidores dos Distritos de Saúde estarão realizando ações educativas, com palestras e ofertando o teste rápido à população.

No dia 17/10/2016 o ponto de Encontro da Pastoral foi na Maternidade Ana Braga, no dia 19 na Maternidade Balbina Mestrinho depois no dia 20, a campanha fez o enfrentamento e distribuição de material informativo no Porto de Manaus e no dia 21 o ponto de Encontro foi na Maternidade Dona Lindu.











Nenhum comentário:

Postar um comentário