Para contribuir com esse blog, enviar notícias de sua diocese e sugestões entre em contato através do e-mail: pastoraldaaidsnorte1@gmail.com

sexta-feira, 19 de maio de 2017

ENCONTRO E FORMAÇÃO PARA NOVOS AGENTES NO MUNICÍPIO DE COARI/AM 2017



A Pastoral da Aids do Regional Norte 1, esteve nos dias  21 à 24 de Abril de 2017, no município de Coari/AM, onde aconteceu a Formação para Novos Agentes da Pastoral da Aids.
O objetivo do Encontro e Formação da Pastoral DST/AIDS, a fim de informar e orientar as pessoas residentes na cidade de Coari a importância dos cuidados de saúde no que diz respeito ao HIV/Aids, temas a ser abordados, conforme o Guia do Agente de Pastoral que trata sobre o trabalho dos agentes em informar, divulgar e prevenir essa doença que se alastra no Brasil e, principalmente, no Estado do Amazonas nas diferentes localidades.
No dia 22 de Abril começou o Encontro no Seminário de Sant’Ana, com a acolhida das Agentes e da Comunidade presente em um momento de espiritualidade presidido pelo Pe Valdivino que ressaltou e abençoou a importância da Formação dos Agentes. Em seguida, o encontro contou com a apresentação sobre IST’s, HIV e Hepatites realizadas pelas Técnicas de Enfermagem Silvaney Gonçalves e Elkiene Souza.
No segundo momento as Agentes Dulcineide e Alzira fizeram a apresentação do trabalho da Pastoral da Aids e a importância de ser Agente Pastoral, falaram sobre o papel da igreja que é tão importante para, pois se trata de vidas, dos preconceito com os irmãos que contraem essa doença, um dos principais fatores que levam as pessoas sem informação a óbito e ainda sobre as formas de contato de prevenção. O debate com os agentes, para melhor envolve-los no tema foi feito e bem recebido por todos até a hora do almoço e partilha.
Depois do intervalo e no decorrer da tarde, o trabalho realizado foi sobre a temática da Espiritualidade do Agente, proposta pelo Guia do Agente da Pastoral. Três grupos foram feitos para estudar os subtemas e depois apresentados e debatidos com o grupo maior. No fim alcançados os  nossos objetivos que é empoderar o cidadão sobre a preservação da vida tendo os valores do Evangelho de Cristo em sua base. Para finalizar esse dia encerramos nosso encontro com oração e, pedindo que as pessoas que se interessassem em participar nos estávamos de braços abertos para recebê-las, pois a messe é grande, mas os operários são poucos.
Nosso relato foi uma experiência inigualável, pois nossa alegria foi imensa ao perceber que quatro pessoas dos participantes se comprometeram em ser agentes multiplicadores, de informação sobre a prevenção das IST/HIV/Aids e cuidados de saúde na comunidade de Coari e redondeza daquele Município.
Na manhã do dia 23, realizamos visitas em algumas famílias do município, a tarde paramos para conhecer um pouco a cidade e a noite celebramos a missa junto com a Coimunidade, onde o Pe. Valdivino nos apresentou e ressaltou a importância valorosa do serviço da Pastoral.
Na manhã do dia 24, retornamos para Manaus, já com saudades dos bons momentos partilhados e com dever cumprido.

Texto por Eduardo Soares
Fotos por Dulcineide Gurgel 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário