Para contribuir com esse blog, enviar notícias de sua diocese e sugestões entre em contato através do e-mail: pastoraldaaidsnorte1@gmail.com

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Cáritas Arquidiocesana promoveu Seminário de Fé e Cidadania

Seminário de Fé e Cidadania
foto de Rosário Silva 
Cerca de quinhentas pessoas participaram de Seminário de Fé e Cidadania - Eleições 2016, promovido pela Cáritas arquidiocesana na manhã deste sábado (28/05) no auditório do Cefam (Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus).
Participaram do evento diversas lideranças de movimentos sociais, o vice-presidente da Cáritas, padre Orlando Gonçalves, diversos padres, religiosas, o deputado estadual José Ricardo Wendling, os vereadores Waldemir José e Bibiano Garcia, além do advogado Carlos Santiago, o professor Jerson Medeiros, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o bispo auxiliar de Manaus, e Dom Mário Antonio que abordaram o atual cenário político brasileiro.
No evento o bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio, destacou as diretrizes da igreja que expressam a responsabilidade cristã da sociedade e na política. “No igreja os cristãos participam da comunidade, recebem sacramentos, mas devem interagir no seu trabalho, na política, nas associações, em partidos políticos e instituições“, disse.

Durante o seminário foi citado também os valores morais, da vida cristã e que a norma regulamentadora da atividade política é a cooperação ao bem comum da humanidade. “A condição social de qualquer projeto político é o respeito aos direitos humanos. Portando, todos têm o dever de colaborar com a vida pública. Com o sentindo da responsabilidade e com a vontade de servir. Encontramos isso na vida pública?”, disse o bispo questionando o cenário político atual.

Ação

Na ocasião diversas lideranças manifestaram suas inquietações com as medidas tomadas pelo governo do Estado referente a Saúde com o objetivo de economizar 316 milhões, causando desajustamento da Saúde.
Assim, a Cáritas e movimentos sociais farão caminhada no dia 31 saindo da sede do Governo do Estado onde entregarão um documento ao governador solicitando a revogação do decreto e em seguida seguirão em direção ao Ministério Público com o questionamento: Cadê o dinheiro da Saúde? Solicitando fiscalização das finanças na Secretaria de Saúde.

Eleições 2016

Com o objetivo de fiscalizar e combater a utilização do Caixa 2, no dia 10 de junho as 18h na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizado o lançamento do Comitê Estadual de Combate ao Caixa 2 nas eleições 2016 composto pela CNBB, OAB, Sindicatos dos Jornalistas, Petroleiros e Fazendários, e CRC
Além disso, os candidatos a vereador e a prefeito serão convidados a participar de debates em todos os setores da arquidiocese onde terão espaço para apresentar suas propostas e ouvir posicionamento das comunidades.

Disponivel em: http://www.arquidiocesedemanaus.org.br/noticias_ver/Caritas_Arquidiocesana_promoveu_Seminario_de_Fe_e_Cidadania_

Texto e foto de Rosário Silva e Dulci Gurgel

Ir. Irene no Seminário de Fé e Cidadania 
Participantes do Seminário de Fé e Cidadania
Realizadores do Seminário de Fé e Cidadania
Agentes da Pastoral da Aids no Seminário de Fé e Cidadania
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário